O que é o método Tellington?

São diferentes as técnicas que podem ser utilizadas para corrigir determinados comportamentos nos cães. No caso do método Tellington Touch, este não ajuda apenas a combater os ditos problemas, mas também fomenta uma maior conexão entre o animal e o seu dono.

Esta técnica foi idealizada pela Linda Tellington-Jones, investigadora e terapeuta de animais, como sistema de comunicação para interagir com cães, gatos e cavalos. Através deste método, tanto proprietários como veterinários podem prevenir maus comportamentos e problemas emocionais.

Na prática, o método Tellington baseia-se em tocar no corpo do animal com movimentos circulares e exercendo diferentes pressões com os dedos e também com a palma da mão. O objetivo é conseguir o relaxamento físico e mental do animal. Contudo, para isso há que ser instruído previamente por um profissional.  

Alguns dos movimentos aconselhados para aplicar esta técnica são os circulares, concretamente no sentido dos ponteiros do relógio, com os quais se pode reduzir o stress do animal. Outros movimentos são os de elevação, com os quais se levanta ligeiramente a pele, libertando assim a tensão muscular das articulações. Por último, estão os movimentos de deslizamento, tipo carícias, que permitem ativar a circulação sanguínea.

Segundo o livro homónimo escrito por Linda Tellington-Jones, o seu método deve realizar-se em sessões de uns 20 minutos durante os quais se podem fazer ao redor de 22 movimentos diferentes. Como resultado, a tensão do animal tenderá a desaparecer, mostrando-se mais atento e recetivo perante o dono. E com o passar das sessões, o dito efeito deverá manifestar-se com uma atitude mais calma e educada por parte do animal de estimação.  

No caso de querer pôr em prática o método Tellington Touch terá que consultar o veterinário, que lhe irá recomendar a melhor forma de segurar o peludo e mover as mãos, além de o orientar acerca do melhor momento para recorrer a esta técnica.

Benefícios do método Tellington Touch para os cães

As vantagens de colocar em prática o método Tellington em cães são numerosas. Em primeiro lugar, cabe destacar que esta técnica melhora a relação entre dono e animal de estimação. E não é de estranhar dado que o tempo que passamos a aplicar este método faz com que a confiança e o carinho do peludo aumentem, sem esquecer que se trata de uma experiência agradável para o animal.

Outro aspeto a ter em conta é que graças a este método poderão realizar-se com êxito tarefas rotineiras como escovar o seu pelo, limpar os seus olhos ou ouvidos e cortar as suas unhas, além de inspecionar a sua pele em busca de anomalias ou tratar de o acalmar na sala de espera do  veterinário, onde costumam ficar nervosos. 

loading

Este método é capaz de relaxar o animal de estimação, que poderá concentrar-se mais facilmente, aprender novas condutas, enfrentar situações stressantes e inclusive perder o medo a determinados estímulos.

Contudo, para que este método seja realmente eficaz, recomenda-se aplicá-lo desde que o animal é novo.  Deste modo, o animal de estimação é capaz de o associar de forma positiva, chegando inclusive a exigir esta técnica quando for mais velho.

Quando é aconselhável o método Tellington?

Partindo do princípio que o método Tellington Touch melhora a qualidade de vida dos animais mediante a realização de massagens, é importante identificar se o animal de estimação em questão experimenta alguns dos seguintes sintomas:

  • Nervosismo, sobrexcitação, hiperatividade.
  • Intolerância ao toque.
  • Necessidade de ladrar a outros cães e pessoas.
  • Sobreproteção da sua comida.
  • Sensibilidade aos ruídos.
  • Problemas de mobilidade ao andar. 

Se sofrer de alguma destas situações, é aconselhável recorrer ao método Tellington para resolver estes ditos problemas de raiz, fortalecendo ao mesmo tempo a confiança existente entre dono e animal de estimação.  

Assim que observar a tensão corporal do seu animal de estimação pode avaliar a necessidade de aplicar o método Tellington Touch, com o qual irá reduzir o stress e permitir que o animal fique equilibrado tanto física como emocionalmente.

Recorde-se que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt pode encontrar diferentes produtos que podem ser úteis para que o seu cão fique recetivo ao método Tellington Touch.
loading
Etiquetas: