Jogos mentais para cães Desafie-os!

A estimulação mental é fundamental para os cães, tanto ou mais do que o exercício físico. Consegue imaginar trabalhar através da brincadeira? Neste artigo explicamos o que são jogos mentais para cães e damos-lhe algumas recomendações para que o seu cão aprenda certas habilidades enquanto se diverte e treina o seu cérebro.

O que são jogos mentais para cães?

Os jogos mentais para cães são aqueles que estimulam a inteligência do nosso amigo peludo. São um complemento ideal, e necessário, para a atividade física. Existem muitos jogos diferentes; esconder a sua comida de diferentes maneiras, por exemplo, é uma das maneiras de conseguir que o seu cão se divirta enquanto é mentalmente estimulado ao mesmo tempo. 

Neste artigo vamos dar uma vista de olhos a alguns deles - não perca!

Os melhores exercícios mentais para cães

Há muitos exercícios mentais para cães, nos quais podem obter uma boa dose de diversão. No entanto, devem ser escolhidos e ajustados à sua idade, temperamento e capacidades. Nem todos os cães são igualmente competentes e é importante evitar frustrá-los com jogos demasiado complexos ou avançados; comece sempre de forma simples e avance ao ritmo que o seu cão marca ou necessita.

Aqui estão alguns dos melhores jogos mentais para cães - fique atento!

Jogos mentais para cachorros

Os jogos mentais para cachorros podem ser muito importantes para o desenvolvimento do nosso cão. Se quiser estimular mentalmente o seu cachorro, aqui estão alguns jogos mentais:

  • Procurar comida: Esconder vários pedaços de comida ou snacks em casa estimulará o seu sentido de olfato e a sua capacidade de concentração - um grande exercício para todos os cães, independentemente da sua idade! Também lhe permite começar de um nível simples, com guloseimas à vista e não muito bem escondidas, a níveis mais avançados, tais como esconder guloseimas noutras salas e a diferentes alturas. Ponha à prova o olfato do seu peludo!
  • Brincar à porta da casa: o nosso cachorro provavelmente não está habituado a ficar sozinho durante longos períodos de tempo, e quando isto acontece, ele sofre de ansiedade ou stress. Uma maneira de evitar isto é brincar à entrada da sua casa. O jogo consiste em abrir a porta e dar ao seu cachorro alguns comandos tais como "para trás" ou "fica" enquanto sai e fecha a porta várias vezes seguidas. Isto irá ajudá-lo a desenvolver o autocontrolo.
  • Jogos mudos: Se o seu cachorro começar a ir à rua, um jogo que pode dar poder mental ao seu cachorro é passeá-lo e, a certa altura, parar, para que o cão compreenda que ele deve parar sem que lho diga por palavras. Este simples exercício estimulará também a sua mente. 
loading

Jogos mentais para cães adultos

Se tiver um cão adulto, há jogos igualmente divertidos adaptados à sua idade que o farão divertir-se como se fosse um cachorro! Aqui estão alguns deles:

  • Caça ao tesouro: Esconda a guloseima preferida do seu cão algures na casa e deixe pistas para ele a seguir até a encontrar.
  • Brinquedos porta-guloseimas: Estes brinquedos estimularão o seu cão, pois ele terá de conseguir o que está lá dentro. Esconde o seu brinquedo preferido!
  • Exercício com cones: Coloque vários cones e ponha um doce num deles. Com este jogo irá ajudar o seu cão a desenvolver não só o seu olfato mas também a sua intuição.

Além disso, há também muitos brinquedos interativos e inteligentes que irão testar as capacidades do seu amigo peludo. Ele vai certamente surpreendê-lo! Lembre-se de que nunca o deve forçar e que no início pode ser mais difícil para ele compreender como funciona, por isso comece com jogos simples e ajude-o a aprender, respeitando o seu tempo, antes de passar a jogos mais difíceis.

loading

Jogos mentais para cães caseiros

Se preferir fazer os jogos você mesmo, aqui estão alguns exemplos para praticar em casa:

  • Canudo de cartão cheio de doces: Nem pense em deitar fora os canudos de papel higiénico outra vez! Guarde-os a todos e faça este simples brinquedo para o seu amigo peludo. Tudo o que tem de fazer são alguns furos no tubo de papel, com uma caneta, por exemplo, colocar guloseimas no interior e dobrar as extremidades para dentro de modo a que fiquem fechadas de ambos os lados. O seu cão sentirá o cheiro das suas guloseimas favoritas e tentará o seu melhor para as conseguir.
  • Exercício dos trapaceiros: Arranje três recipientes em casa e esconda uma guloseima num deles. Se esta é a primeira vez que está a brincar com o seu cão, use uma guloseima com um cheiro forte para facilitar a sua descoberta através do seu olfato, e faça buracos nos recipientes para que ele o possa cheirar mais facilmente. À medida que ele apanha o jeito do jogo, pode torná-lo cada vez mais difícil. Será que ele consegue acertar?
  • Garrafa de plástico pendurada: Atravesse a garrafa com um fio ou cordão e coloque a comida dentro; pendure-a de cabeça para baixo a uma altura acessível para o seu cão e encoraje-o a bater na garrafa para que ela se vire e as guloseimas caiam. Veja como ele é esperto!

Além disso, também lhe deixamos várias atividades e jogos a fazer com o seu cão dentro de casa, vai adorar!

loading

4 Benefícios dos jogos mentais para cães

Os exercícios mentais para cães oferecem múltiplos benefícios ao nosso amigo peludo, sendo uma atividade ideal para incluir na sua rotina diária. Como já mencionámos acima, são igualmente ou mesmo mais importantes do que o exercício físico, e nem sempre lhes é dada a importância que merecem. Para além de proporcionar entretenimento e evitar que se aborreçam em casa, os jogos mentais para cães melhoram:

  1. O desenvolvimento cognitivo,
  2. o equilíbrio emocional,
  3. a estimulação olfativa
  4. e o relaxamento.

Em suma, estes brinquedos são uma grande opção para manter o seu amigo peludo entretido durante algum tempo e estimular a sua mente. Descubra o resto dos brinquedos para cães na Kiwoko e vamos brincar!

Se precisar de conselhos sobre jogos mentais para cães nas lojas Kiwoko, o nosso pessoal especializado ajudá-lo-á. E se for claro sobre o que precisa, pode encomendar online em Kiwoko.pt.

Etiquetas: