O meu gato urina na cama, porquê?

Uma das coisas mais desconcertantes que poderia acontecer com qualquer um que tiver um gato que já foi treinado para usar a caixa de areia, é que o animalzinho, de noite ou de manhã, decida que a nossa cama é o melhor lugar para urinar. As causas pelas quais um gato urina na cama são múltiplas e diversas, mas, em todos os casos, é possível identificar que existe algum problema que é preciso resolver, para o bem do gatinho e para a nossa tranquilidade.

Introdução

Se um gato que sempre usou a caixa de areia para fazer as suas necessidades de repente começa a urinar na cama, no sofá ou em outro lugar que não é o normal, algo está a nos dizer com o seu estranho comportamento. Não é raro que haja algum problema de saúde envolvido, mas também há varios outros fatores que podem desencadear esta mudança de conduta no animal.

Vejamos quais são os principais desencadeadores desta conduta inapropriada e o que podemos fazer para que o nosso querido gatinho recupere o seu comportamento normal (e para que a nossa cama fique à salvo de “humidades indesejadas”).

O meu gato urina na cama

É um problema mais comum do que muitos imaginam, mas isso não o torna menos desconfortável e preocupante. Ao dormir de repente, do nada, sentir que o colchão está molhado. Parece um pesadelo, mas logo é possível perceber que mesmo acordado a humidade está logo ali. E o seu gato também. O gato urinou na cama, e certamente, isso gera desconforto. A paciência logo se esgota e devemos resolver o problema.

Por que os gatos urinam na cama?

Por problemas de saúde

O primeiro que deve se considerar quando o gato apresenta esta mudança de comportamento é, no mínimo, a existência de algum problema de saúde no animal. Infeções no trato urinário e genital, cálculos renais ou na bexiga, cistite idiopática felina ou, inclusive, a presença de um tumor, geram inflamação, dor e outros desconfortos que o gato não consegue controlar.

Se a causa for patologia, o gato irá urinar na cama pois não consegue controlar. Ou é possível que controle a micção, mas que esteja tentando alertar de que está a se sentir mal e que deseja a sua ajuda. Em qualquer caso, sempre que o gato experimentar uma mudança de hábito ou de conduta alarmante, como urinar na cama, o primeiro que deve fazer é levá-lo a uma consulta veterinária e quanto antes, melhor.

Por ansiedade

Há um novo bebê na casa? Ou um novo animal de estimação que agora forma parte do clã? Ou talvez o seu novo trabalho esteja a te manter longe de casa muito mais tempo do que o normal ou em um horário diferente ao qual o seu gato estava acostumado...

Qualquer mudança maior na rotina ou nas condições de vida do nosso gato, como uma mudança de endereço, a morte do seu dono ou de outro animal de estimação pelo qual sentia apego, a chegada de um novo integrante no grupo familiar, seja este humano ou animal, podem provocar muito stress para ele e ocasionar diferentes problemas, como o seu gato urinar na cama.

Mudou o lugar da caixa de areia? O seu gato não está de acordo

Se o seu gato sempre usou a caixa de areia e depois de mudá-la de lugar ele decidiu urinar na sua cama, pode ser que esteja a comunicar que não gosta da nova localização. Pode ser que agora a caixa se encontre em uma zona muito transitada, ou que esteja perto de algum aparelho muito barulhento, como a máquina de lavar. A colocou longe de onde o seu gato costuma estar? Ou talvez a caixa de areia está no mesmo lugar, mas o entorno mudou...

Como evitar que o gato urine na sua cama?

Conseguir que um gato deixe de urinar na cama, nos móveis ou em qualquer outro lugar inapropriado requer grandes doses de paciência e consideração. Se o problema não envolve a intervenção de um veterinário, pois foi descartado qualquer problema de saúde, siga estas recomendações:

1.     Na medida do possível, faça com que os hábitos e as condições de vida do gato voltem a ser as mesmas de sempre: retorne a caixa de areia ao lugar onde estava antes, reconsidere levar para casa um novo animal de estimação, use a areia que sempre utilizou no lugar da nova, que pode ter fragrância e que ele não gosta.

2.     Os gatos urinam e defecam longe de onde comem: se o seu gato urina na cama, mude o significado de “caixa de areia nova” à cama e comece a dar guloseimas em cima da cama. Assim, vai aprender a associar a cama com alimentos e não com o sanitário.

3.     Faça com que a caixa de areia seja mais atrativa para o seu gato: mude a areia que está a usar agora por uma de consistência mais fina e suave.

4.     Limpe muito bem os lugares onde tiver urinado. Os gatos voltam a urinar no lugar onde sentem o cheiro de urina.

5.     Faça com que a sua cama seja pouco atrativa para o gato. Enquanto o gatinho volta aos seus hábitos normais, coloque sobre a cama, nas horas em que não a estiver a utilizar, algo que o seu gato não goste: uma cortina de plástico, jornais... A ideia é colocar um material impermeável, pouco acolhedor e “barulhento” pelo qual o gato não se interesse.

Definitivamente, tente compreender o seu gato. O castigo pelo seu comportamento é um conceito que os gatos não conseguem entender, então não irá resolver o problema, de fato vai piorá-lo. Dê prêmios cada vez que usar a caixa de areia, use o reforço positivo. Reeducar o seu gato é um processo lento, mas possível. Leve em consideração que, independente de qual for o motivo para o seu gato urinar fora da caixa de areia, não o faz por capricho: está a pedir atenção.

loading
Etiquetas: