Gato Comum Europeu: Conselhos, cuidados e características

Nome: Gato comum europeu
Origem: África, Asia, Europa
Esperança média de vida:15-18 anos
Cor: Tigrado, manchado, bicolor, tricolor, branco, preto ou cinza
Pelo: Curto
Peso: 3,5-5 kg
Temperamento: Independente, carinhoso, inteligente, tímido
Necesidades: Treino, ambiente limpo e carinho
Perfeito para: Crianças
Altura: 30 cm

Origem do gato comum europeu 

O gato comum europeu tem a sua origem, como o seu nome indica, na Europa. No que diz respeito à origem desta raça de felinos, não se tem muita informação. Acredita-se que surge da combinação de raças asiáticas e africanas. Mais concretamente, alguns investigadores atribuíram o aparecimento do gato romano ao gato-da-líbia e ao gato-da-selva. 

O gato romano chegou à Europa na mão dos imperadores romanos por uma razão prática. Estes felinos eram utilizados como caçadores de ratos e camundongos para salvaguardar a comida dos romanos nas suas expedições. Desde o Grande Império, pouco a pouco foram-se espalhando pela Europa, de igual forma que faziam os companheiros humanos. 

Com o passar do tempo, os gatos europeus abandonaram as aventuras das forças armadas da Antiga Roma e começaram a introduzir-se em outros locais. Mas além de serem úteis para manter as casas livres de roedores, começaram a ser considerados como animais de estimação muito leais.  Praticamente em todos os locais havia um gato romano. 

Foi em 1983 que a Federação Internacional Felina, depois de várias tentativas, reconheceu o gato comum europeu como uma raça. 

Caráter e comportamento do gato europeu

Tendo em conta que o gato comum europeu surgiu de forma natural sem nenhuma seleção das ninhadas, tem um temperamento algo diferente dependendo do exemplar.  

De modo geral, com os desconhecidos, pode revelar-se algo receoso e tímido. Porém, é um gato muito carinhoso e doce com os membros da casa. 

Por outro lado, a sua antiga profissão de caçador deixou marcas no seu caráter, pelo que o gato romano costuma passar o tempo a tentar caçar insetos e a brincar. Isto faz com que seja um animal muito divertido que proporciona muitos momentos bons. Assim, quando não está a brincar costuma ser um gato muito tranquilo

Também podemos destacar a sua grande inteligência. São gatos que aprendem muito rápido, pelo que não lhe causará nenhum problema ensiná-lo a usar a caixa de areia e o resto das regras da casa.  Além do mais, é muito importante desenvolver corretamente a sua socialização desde pequeno. Se não tiver tido contacto com outros gatos, possivelmente, ao introduzir outro em casa poderá demonstrar-se desconfiado no princípio.  

Como manter ativo e feliz um gato comum europeu? 

O gato comum europeu necessita de atividade quando não está a dormir. Por isso, é importante brincar com ele com diferentes brinquedos que o estimulem tanto física como mentalmente, como os ponteiros laser ou as bolas. 

Como alimentar um gato comum europeu em função da sua idade? 

É importante ter a certeza que o gato não aumenta drasticamente de peso. Por isso, deverá seguir rigorosamente as indicações do veterinário no que diz respeito à sua alimentação.  

Alimentação por etapas 

Quando for novinho, irá precisar de uma ração especial para gatinhos, a qual é rica em nutrientes e ajuda a que se desenvolva corretamente.  

Deverá dar-lhe a comida em porções, evitando que a tigela esteja sempre cheia. De bebé, poderá dar-lhe até 4 porções diárias.  Por outro lado, quando cumprir um ano deverá reduzir para 2. Também é aconselhável combinar a ração com uma dieta húmida e estar muito atento à qualidade da comida. 

Saúde do gato europeu 

Patologias da saúde típicas desta raça 

Esta raça não sofre de doenças típicas, mas alguns exemplares podem padecer das doenças mais comuns dos felinos, como cataratas ou problemas de estômago

Como prevenir as patologias 

De modo a prevenir o aparecimento de doenças, é extremadamente importante que o caderno de vacinação esteja atualizado. Além do mais, é fundamental desparasitar o animal de vez em quando e recorrer, pelo menos, duas vezes por ano ao veterinário. 

Cuidados do gato comum europeu 

Pelo 

É importante escovar o gato comum europeu uma vez por semana. Dependendo do comprimento do seu pelo, deverá utilizar uma escova que seja específica para ele. 

Pele 

Uma boa alimentação, uma higiene correta e uma escovagem frequente serão mais que suficientes para que a pele se mantenha saudável.  

Outros (olhos, ouvidos) 

Para manter os seus olhos no estado perfeito e, com a ajuda de uma gaze, coloque umas gotas de limpeza de vez em quando que limpem a zona toda, retirando possíveis remelas e sujidade. No que diz respeito aos ouvidos, nas visitas de rotina ao veterinário, o especialista irá encarregar-se de verificar se estes estão bem. 

Adoção de um gato comum europeu

O gato comum europeu necessita ao seu lado de uma pessoa que possa dar-lhe o carinho e atenção que necessita. Ao mesmo tempo, estes felinos também requerem momentos de tranquilidade e solidão. Por isso, é ideal para aquelas pessoas que vivem sozinhas, tendo em conta que não haverá nenhum problema no momento de trabalhar no escritório. 

Acredita que o gato comum europeu é o seu companheiro ideal? Encontre um para a adoção, de certeza que na sua cidade há muitos felinos que estão à espera de uma família, quem sabe será você uma delas? 

Recorde-se que nas lojas kiwoko e em Kiwoko.pt poderá comprar todos os produtos necessários para cuidar e mimar o seu animal de estimação e ao melhor preço!