Dogue-de-Bordéus: Conselhos cuidados e características

Nome: Dogue-de-Bordéus
Origem: Francesa
Esperança média de vida: De 10 a 12 anos
Colores: Todos os tons de vermelho, castanho e amarelo, assim como mogno escuro
Pelo: Curto, fino e sedoso
Tamanho: Grande
Altura:  Macho: 60-68 cm / Fêmea: 57-64 cm
Peso:  Macho: mínimo 45-50 kg / Fêmea: mínimo 40-45 kg
Temperamento: Nobre, valente, tranquilo e alerta perante estranhos
Necessidades: Comer no mínimo 900 gramas de ração de qualidade por dia e espaço para viver e mover-se
Aptidão: Guarda e defesa
Perfeito para: Famílias com crianças e vigilância

O Dogue-de-Bordéus é um cão de origem francesa que se caracteriza pela sua força e potência. Mas, apesar do seu tamanho e da sua silhueta imponente, é um animal muito tranquilo e ideal para conviver com crianças. É uma das raças mais antigas, e possui características muito particulares. 

Tranquilo, nobre, equilibrado e sensível são algumas das qualidades associadas ao Dogue-de-Bordéus.  Além do mais, é um animal muito paciente com as crianças, mas não gosta da solidão nem da inatividade. 

Origem do Dogue-de-Bordéus

A maioria das fontes falam acerca de uma origem celta do Dogue-de-Bordéus. Aparece citado pela primeira vez como tal num documento francês dedicado à maior caça do século XIV. Não obstante, o seu nome oficial de Dogue-de-Bordéus não foi adquirido até a segunda metade do século XIX numa exposição canina em Paris.

Carácter e comportamento do Dogue-de-Bordéus

O Dogue-de-Bordéus caracteriza-se por ser um cão muito fiel, amigável, tranquilo, valente e inteligente. A sua personalidade é muito equilibrada e não é nada escandaloso em casa. É um animal muito sensível, que sem uns bons cuidados, é muito provável que tenda ao nervosismo. Não obstante, a sua valentia, fidelidade, e afeto para com adultos e crianças é muito grande. 

Conselhos de treino e educação 

Já desde cachorro que é muito importante levar o Dogue-de-Bordéus a passear pelo menos 3 vezes por dia, já que estar muito tempo em casa pode causar-lhe stress.  

Se em algum momento faz algo errado, é importante castigá-lo sempre de modo positivo. Berrar ou bater pode fazer com que o cão fique agressivo. Além do mais, ao tratar-se de um cão muito sensível, uma educação restrita e enérgica pode causar-lhe depressão.

Truques e produtos para o dia-a-dia 

Durante o dia-a-dia é muito importante que o Dogue-de-Bordéus possa socializar com outras pessoas e cães. Deixando sempre muito claro quem é que impõe as regras e utilizando sempre prémios como recompensa. Pode utilizar biscoitos especiais para cães para recompensá-lo ou dar-lhe um brinquedo. O brinquedo também pode servir de mordedor para que saiba que só deve morder os brinquedos. 

Como manter ativo e feliz um Dogue-de-Bordéus

Uma sessão curta de treino de 10-15 minutos e 2-3 vezes por dia é perfeito para manter o Dogue-de-Bordéus ativo. É necessário que saia pelo menos 3 vezes por dia à rua e que possa desfrutar de espaço suficiente em casa para que se mantenha feliz. Além do mais, trata-se de uma raça muito sensível, pelo que é importante prestar-lhe atenção e cuidados para que se sinta contente e satisfeito.  

loading

Como alimentar um Dogue-de-Bordéus em função da sua idade? 

Como acontece com todos os cães, a alimentação de um Dogue-de-Bordéus será diferente de acordo com a sua idade. 

Etapa de cachorro

Os cachorros de Dogue-de-Bordéus de 2 a 6 meses de idade requerem 3 a 4 refeições diárias especiais para cachorros. De 6 meses a 1 ano, a ração será de 2 refeições por dia. 

Recomendamos uma alimentação que contenha, fundamentalmente, proteína e gordura à base de matéria seca. Também é recomendável que inclua na sua dieta cálcio e fósforo. 

Se receber o cachorro em casa com meses de vida, deverá realizar a troca de dieta de forma gradual. Tenha em conta que este tipo de cães tem um estômago sensível, pelo que é importante cuidar das suas refeições desde início.

Etapa adulta

O Dogue-de-Bordéus adulto pode comer entre 750 e 900 gramas de comida por dia. Terá que racionar esta quantidade em 2-3 tomas diárias para brindar uma alimentação especial e rica em proteínas e minerais. Há que prestar especial cuidado em não sobrealimentar o cão, já que o sobrepeso pode ser fatal para a sua estrutura. 

As porções de comida irão variar em função do tamanho e idade do cão. Também pode variar de acordo com o clima (mais calorias quando faz frio) e da atividade do animal. Ao comprar o alimento, cada fabricante costuma indicar a quantidade adequada. Não se deve ultrapassar nunca os 20% permitidos. 

Etapa Sénior

Os croquetes super premium ou premium são o melhor alimento para o Dogue-de-Bordéus na idade sénior, um alimento de qualidade que mantenha a sua estrutura e reduza o défice de energia em função da sua idade. É muito importante que o animal possa dispor de 2-3 refeições diárias de comida, mas com menor quantidade do que na idade adulta. 

O alimento premium ou super premium, além do mais, é perfeito para facilitar a sua digestão. O Dogue-de-Bordéus Sénior é um animal que costuma apresentar problemas de estômago, e este tipo de alimento é, sem dúvida, o mais adequado para ele.  

loading

Saúde do Dogue-de-Bordéus

O Dogue-de-Bordéus é um cão que costuma apresentar doenças frequentes e gerais que todos os cães podem sofrer. 

Patologias da saúde típicas desta raça

As patologias de saúde mais habituais nesta raça são os problemas articulares, os problemas cardíacos, diversas intolerâncias e alergias, torsões gástricas e outros problemas digestivos, etc.

Como prevenir as patologias anteriores

Uma boa alimentação, manter-se ativo todos os dias e acudir a check-ups veterinários a cada 6 meses são as opções mais recomendadas para prevenir as patologias referidas anteriormente. 

Cuidados a ter com o Dogue-de-Bordéus

O Dogue-de-Bordéus requer uma série de cuidados físicos em diferentes partes do seu corpo para que se mantenha saudável e feliz.  

Pelo

O Dogue-de-Bordéus é um cão que perde muito pouco pelo ao longo da sua vida. Por tanto, apenas terá que escová-lo ocasionalmente. Não obstante, é importante que o penteie bem para retirar o pelo morto.  

Pele

O Dogue-de-Bordéus apresenta dobras na pele, uma característica que faz com que esteja propenso a desenvolver fungos e outros problemas cutâneos. Deverá dar-lhe banho regularmente e prestar atenção a essas pregas para cuidar da sua pele, usando sempre produtos especiais de higiene para cães.  

loading

Outros

Desde cachorro há que acostumar o Dogue de Bordéus a mantenha seus dentes limpos.

Procure analisá-lo depois de cada comida para que não tenha restos nas rugas do seu rosto. Uma revisão periódica a cada 6 meses no veterinário será essencial para estar atento a qualquer problema físico que possa apresentar.  

loading

Adoção de um Dogue-de-Bordéus

O Dogue-de-Bordéus é um animal excelente para todo tipo de famílias. Um cão muito tranquilo, muito fiel e valente que se adapta muito facilmente aos pequenos da casa.

Nas lojas Kiwoko e em https://www.kiwoko.pt/ encontrará tudo o que precisa para o seu Dogue-de-bordéus. Saiba mais conselhos sobre esta e outras raças de cães no nosso blog!