Como mudar a ração do teu cão em 4 etapas

É tempo de mudar a ração do teu cão mas não sabes como fazê-lo? Quer seja porque o teu cão está a passar da fase de cachorro para a fase adulta, de adulto para sénior, porque tens de o colocar em dieta, ou porque precisas de uma ração diferente por alguma razão. A mudança da comida de um cão tem de ser feita gradualmente. Nesta publicação dizemos-te a forma mais fácil de mudar a comida do teu cão.

Como mudar a ração do teu cão?

Porque é que isto é tão importante? Porque a adaptação a uma nova ração (que deve ser sempre de alta qualidade) é mais difícil para o seu melhor amigo do que para um ser humano, uma vez que têm menos bactérias no estômago e é mais difícil para eles metabolizar os nutrientes.

loading

Passos a dar para mudar a dieta do teu cão

Provavelmente já ouviste mais do que uma vez que tens de o fazer pouco a pouco. E é verdade, nunca o faças de uma forma drástica! Fá-lo sempre gradualmente.

Durante uma semana terás de ter um pouco das duas rações (a nova e a que já estavas a utilizar). Em sete dias poderás mudar a dieta do teu cão se seguires as seguintes percentagens:

  • Primeiro e segundo dias: Misturar 25% da nova ração com 75% da ração antiga.
  • Terceiro e quarto dias: Misturar 50% da nova ração com 50% da ração antiga.
  • Quinto e sexto dias: misturar 75% da nova ração com 25% da ração antiga.
  • Sétimo dia: Agora podes colocar 100% da nova ração.

Se em qualquer altura durante este processo o teu cão parar de comer ou desenvolver vómitos ou diarreia, para de lhe dar a nova ração e contacta o teu veterinário.

Em qualquer caso, não existe um método único para passar de um ração para cão para outra e estas percentagens podem variar dependendo da saúde do teu cão (alguns cães são mais delicados e outros têm um estômago de ferro). Em caso de dúvida, é sempre melhor utilizar a abordagem gradual, a menos que o teu veterinário recomende o contrário.

Finalmente, outro fator importante é controlar a quantidade de comida diária que dás ao teu cão e comprar comida nas proporções certas para manter a ração em boas condições.

Lembra-te que tanto nas nossas lojas Kiwoko como no nosso website tens uma vasta seleção de alimentos para que o teu amigo peludo possa manter uma dieta equilibrada.