Desmame de gatinhos

Se tiveres uma gata com gatinhos recém-nascidos ou quiseres adotar um gatinho, é provável que as tuas principais preocupações estejam relacionadas com o processo de desmame. É portanto necessário saberes como e quando um gatinho pode fazer o desmame, bem como outras indicações essenciais para assegurar que estes animais de estimação tenham uma nutrição adequada e um crescimento saudável.

Como com todas as espécies de mamíferos, o leite materno é a principal fonte de nutrientes para os gatinhos recém-nascidos. O desmame é o processo de transição do aleitamento materno para uma dieta mais diversificada que começa a incluir alimentos sólidos.

De certa forma, pode-se dizer que o desmame em gatos é uma fase de maturação na qual, uma vez satisfeitas as primeiras necessidades nutricionais e estabelecido o sistema imunitário, o animal mostra um claro sinal de independência alimentar.

O desmame dos gatinhos na altura certa e da forma certa reforçará a saúde do animal e o seu crescimento até à idade adulta. Portanto, a tua tarefa como dono será a de prestar o melhor apoio possível durante este importante passo na vida do teu animal de estimação.

Com que idade pode um gato ser desmamado?

O desmame dos gatinhos ocorre progressivamente e normalmente ocorre naturalmente, mas o seu início e duração variam de acordo com as características de cada animal e, claro, com as da sua mãe. 

Até agora, ainda não foi cientificamente definido exatamente com que idade um gato deixa de amamentar, pois é geralmente a própria mãe que o faz. O que é certo é que esta fase geralmente começa entre a terceira ou quarta semana após o nascimento.

A partir deste ponto, os gatos começam a desenvolver mudanças importantes nos seus corpos, com o aparecimento dos seus primeiros dentes primários e uma evolução nas funções do seu sistema digestivo. Ao mesmo tempo, com três ou quatro semanas, os gatinhos começam a interagir com o mundo exterior, incluindo outros membros da gataria, outros gatos e, claro, a sua própria alimentação. Na sexta semana de idade, os gatinhos têm a dentição completa e estão totalmente prontos para comer alimentos sólidos.

Quando é que os gatos deixam de amamentar?

Como já viste, o desmame de gatinhos é um processo progressivo e é da tua responsabilidade, como dono atual ou futuro destes gatinhos, assegurar que os prazos referenciados sejam cumpridos de forma eficiente. 

Embora um gatinho possa ser capaz de comer alimentos sólidos já na sexta semana, esta fase de transição pode ser prolongada até seis semanas, dependendo do comportamento do animal e da mãe.

O mais importante, uma vez iniciado o processo de desmame, é incorporar gradualmente novos substitutos do leite materno na dieta diária e avaliar a saúde e o comportamento do felino ao longo das semanas. Isto ajudará a assegurar que durante o desmame do gatinho, tanto o gatinho como a mãe não sofram grandes consequências físicas ou emocionais devido ao desmame precoce.

Como desmamar um gato?

Agora que sabes quando os gatos deixam de amamentar, precisas de estar ciente de algumas recomendações para evitar que este processo seja traumático ou se estenda para além do período de tempo natural. Lembra-te que o desmame dos gatos é uma tarefa progressiva, na qual o comportamento do gatinho e da sua mãe é mais importante do que a tua própria intervenção.

Alguns passos a seguir para ajudar na transição alimentar com os gatinhos desmamados são os seguintes:

  • Entre as semanas 4 e 5: o felino pode começar a alternar leite materno com alimentos apropriados à idade humedecidos com fórmula para gatos para proteger a sua saúde oral e digestiva.
  • Entre as semanas 5 e 6: O gatinho pode agora comer comida de gatinho, embora seja recomendado humedecer um pouco com água, para que a mudança de consistência não seja tão abrupta.
  • Entre as semanas 6 e 7: O gato continuará a comer a sua comida, mas vais humedecendo cada vez menos para se habituar à consistência natural e para facilitar o desmame completo.
loading

Quando separar um gato da sua mãe?

Se procuras informações sobre como desmamar um gato, podes também estar preocupado sobre quando um gato pode ser separado da sua mãe, especialmente se estiveres interessado em colocar gatinhos para adoção ou se quiseres adotar um gatinho de uma gataria conhecida.

Nesta altura, e se as várias fases de adaptação tiverem sido concluídas, deverás saber que com oito semanas de idade um gato é totalmente independente da sua mãe em termos alimentares. Mesmo assim, é também necessário verificar se a mãe deixou de produzir leite para evitar que a mastite afete a sua saúde e conforto.

Por conseguinte, é aconselhável adotar um gatinho quando este tem pelo menos 8 a 12 semanas. Isto evitará que os gatos tenham problemas de comportamento quando adultos. 

Para que a mãe não sofra após a separação, sugere-se que limpes ou laves os espaços ou almofadas utilizadas pelas suas crias.