Como eliminar o cheiro a urina de cão em casa?

Ter um cão em casa é uma das melhores experiências que existem: dão-nos amor, fazem-nos companhia, são os melhores companheiros de brincadeira....

No entanto, quando temos um animal de estimação em casa, torna-se um desafio manter a nossa casa limpa e livre de odores desagradáveis, como por exemplo o cheiro irritante do xixi que é tão difícil de eliminar. 

No artigo de hoje, dizemos-lhe o que deve fazer quando o seu cão faz xixi em casa para se livrar rapidamente do cheiro e da nódoa. 

Continue a ler!

O que devo fazer quando o meu cão faz xixi em casa?

OK, já aconteceu.

O seu cão fez xixi na carpete ou na peça de mobiliário de que tanto gosta e não sabe o que fazer.

Nestes casos, é importante que aja rapidamente para que o cheiro não penetre na superfície, seguindo os passos descritos abaixo.

Absorver a urina

Utilize papel absorvente, fraldas ou resguardos para cães. Quando colocar o papel ou a toalha sobre a urina, pressione suavemente para que absorva todo o líquido. 

loading

Utilizar um produto de limpeza específico para animais de estimação

Depois de ter absorvido a maior quantidade possível, utilize um produto de limpeza específico para remover o cheiro a urina e as nódoas. 

Não se esqueça de seguir as instruções do fabricante e de utilizar uma quantidade suficiente de produto na área afetada. 

Enxaguar com água

Depois de aplicar o produto de limpeza, lave a área com água e deixe-a secar ao ar. 

Utilizar um spray antifúngico

Para evitar que o seu cão volte a urinar no mesmo sítio, pode utilizar um repelente para cães. Este tipo de produto tem normalmente um odor muito forte e desagradável que faz com que o cão fuja do local e, por conseguinte, não faça as suas necessidades nesse sítio. 

Este produto é muito fácil de utilizar. Basta pulverizar a área a cada 3 ou 4 dias e, quando tiver conseguido que o seu animal de estimação deixe de urinar no local, repita-o semanalmente como um lembrete, para que ele continue a não fazer as suas necessidades nesse local.

loading

Os melhores produtos para eliminar o odor a urina de cão

Embora existam muitas soluções para eliminar o odor de urina de cão em casa, é importante lembrar que cada uma pode ter resultados diferentes, dependendo da gravidade da mancha e da superfície em que é aplicada. 

De seguida, apresentamos as mais populares.

Soluções naturais para eliminar o odor a urina de cão

Se o seu cão acabou de fazer xixi em casa e não tem tempo para se deslocar à loja Kiwoko mais próxima para comprar um produto específico, recomendamos que utilize qualquer um dos produtos que se encontram listados abaixo. 

De certeza que tem alguns deles em casa!

Vinagre branco

O vinagre branco é um dos produtos mais eficazes para eliminar o odor da urina do cão em casa.

Para o utilizar, siga os passos abaixo:

  • Misture a mesma quantidade de vinagre branco com água morna numa tigela e mexa para misturar bem. 
  • Uma vez criada a mistura, aplique a solução na área afetada e deixe-a repousar durante alguns minutos. 
  • Utilize papel absorvente ou toalhas para limpar a solução. 

Bicarbonato de sódio

Para utilizar bicarbonato de sódio, siga estes passos:

  • Polvilhe o bicarbonato de sódio na área húmida afetada e deixe-o repousar durante alguns minutos. 
  • Passado esse tempo, raspe a superfície com uma escova de cerdas duras e remova os resíduos com ajuda de um aspirador de mão. 

Limão

O limão é um dos frutos com melhores propriedades para ajudar a eliminar odores. 

Para utilizar o limão, siga os passos abaixo:

  • Misture partes iguais de água morna e o sumo de um limão numa tigela e mexa para misturar bem. 
  • Aplique a solução na área afetada e deixe-a repousar durante alguns minutos. 
  • Utilize papel absorvente ou toalhas para limpar a solução.

Bicarbonato de sódio e vinagre branco

A combinação de bicarbonato de sódio e vinagre branco é um dos desinfetantes naturais mais poderosos. 

Para utilizar esta combinação, siga os passos abaixo:

  • Polvilhe a área afetada com bicarbonato de sódio e deixe-o repousar durante alguns minutos. 
  • Numa tigela, misture partes iguais de água morna e vinagre branco e aplique na superfície (sem retirar o bicarbonato de sódio). 
  • Deixe repousar durante alguns minutos (verá uma espécie de pasta a formar-se quando misturar o bicarbonato de sódio com o vinagre) e, passado esse tempo, raspe a área com uma escova de cerdas duras e remova qualquer resíduo com a ajuda de um aspirador de mão. 

Soluções químicas para eliminar o odor a urina de cão

Quando aplicar qualquer tipo de solução química para eliminar o cheiro a urina do seu cão em casa, é importante que siga cuidadosamente as instruções do fabricante para garantir a máxima eficácia do produto. 

Além disso, recomendamos que, antes de aplicar qualquer solução química, a teste primeiro numa área discreta para ver se afeta o tecido ou a superfície. 

Eis as soluções químicas mais populares. 

Ambientadores

Existem ambientadores específicos para eliminar os odores da urina em superfícies de tecido, como alcatifas, tapetes ou estofos.

loading

Produtos de limpeza enzimáticos

Pode estar a perguntar-se como remover o odor da urina do cão do chão. Os tira-nódoas enzimáticos são uma excelente opção, uma vez que ajudam a remover os dejectos dos animais de estimação de todos os tipos de superfícies, tais como pavimentos, almofadas e tapetes. Além disso, sem produzir qualquer descoloração nas mesmas. 

Este tipo de produtos de limpeza contém enzimas que ajudam a decompor os componentes químicos da urina e também neutralizam o odor.

Por último, há que ter em conta que devemos permitir uma curva de aprendizagem para que o nosso animal de estimação aprenda a não urinar em casa e a ser tolerante quando isso acontece de vez em quando.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: