O que acontece se der ao meu animal de estimação comida fora da validade?

Como já sabe, escolher a comida do seu animal de estimação é uma das decisões mais importantes que deve tomar, já que para que o seu desenvolvimento se dê de forma saudável, necessita de alimento que lhe confira todos os nutrientes necessários. Desta forma, o seu melhor amigo permanecerá saudável e forte durante muitos anos! Como tal, hoje vamos falar-lhe de um detalhe que passa despercebido a muitos quando vão comprar ou quando dão comida aos seus animais de estimação: ver a data de validade dos alimentos.

Como saber se a ração está fora do prazo?

Todos os alimentos para cães e gatos têm uma data de validade. Tal como acontece com os alimentos para os seres humanos, esta informação indica a longevidade do produto. Os riscos que o seu cão ou gato pode correr ao comer comida fora da validade estão diretamente relacionados com sofrer uma indigestão. Assim sendo, deve ter muita atenção!

O facto de que uma embalagem de comida para gatos ou cães por abrir -húmida ou seca- tenha sobrevivido à data de utilização recomendada não significa que seja seguro servi-la.

Deve prestar atenção aos seguintes indícios para determinar se a comida para o seu cão ou gato está imprópria para consumo e evitar que o animal de estimação adoeça:

1 Verifique a data de validade no rótulo

A vida útil do alimento para cães e gatos é a quantidade de tempo que um produto é capaz de garantir os valores nutricionais indicados no respetivo rótulo de informações nutricionais, e isto pode variar amplamente consoante a marca e o tipo de alimento (quer seja húmido ou seco).

Não obstante, caso se depare com uma embalagem de ração que tenha passado do prazo, não significa necessariamente que esteja estragada ou que tenha começado a perder a sua qualidade nutricional, mas antes:

2 Observe o estado da embalagem

A embalagem dos alimentos para animais de estimação foi pensada para prevenir a contaminação pelos agentes externos, mas algumas são mais suscetíveis do que outras aos problemas. As embalagens permeáveis poderão expor os alimentos à humidade ou aos insetos e outras pragas, e o risco de isto acontecer aumenta com o passar do tempo, em especial nas embalagens biodegradáveis.

Certifique-se de que não existem “bichinhos” nem bolor nos alimentos antes de os administrar ao seu animal de estimação!

3 Preste atenção à possível deterioração que os alimentos possam apresentar

A comida pode ficar rançosa com o tempo, inclusive as rações secas. É óbvio que não se pode avaliar a qualidade de um alimento pelo cheiro: muitos alimentos para animais de estimação, em especial a comida húmida para gatos, tem um cheiro pouco atrativo para o ser humano.

No entanto, se estiver habituado a uma marca ou tipo de alimento em particular, notará que o produto tem um cheiro diferente quando passa do prazo.

No caso dos alimentos enlatados, memorize esta fórmula: tecnicamente a sua vida útil é de apenas um ano a partir da data de produção.

Depois de ler esta publicação, de certeza que prestará mais atenção à data de validade antes de comprar a ração para o seu animal de estimação e também antes de a servir! Porque, como já referimos, se lhe der comida fora da validade, o seu animal de estimação pode sofrer uma indigestão. Faça tudo o que esteja ao seu alcance para o evitar!

Lembre-se de que nas nossas lojas Kiwoko e em Kiwoko.pt temos uma ampla seleção de rações e comida húmida para os seus animais.



Etiquetas: