Cio nos cães: Guia completo

cio nos cães é uma das situações que temos de ter em conta quando temos um em casa. Muitas vezes, o facto de desconhecermos como se processam estas situações durante estes dias provoca pequenos conflitos com o animal que sem dúvida podem ser evitados. Uma das formas de o conseguir fazer é contar com um guia completo que explica passo a passo tudo o que deve fazer para que essa convivência continue a ser perfeita. 

Quando acontece o primeiro cio nas cadelas?

Quando tem uma cadela, deve estar ciente de todos os diferente ciclos e processos pelos quais vai passar ao longo da sua vida. Um deles é o cio. Mas, quando começa? Saber este dado ajuda a maioria das famílias a preparar-se de uma maneira mais sensível para viver este momento. Cada ser é diferente, pelo que, não se pode saber de forma exata quando terá lugar esta fase.  Sem dúvida que existem certos passos que ajudam a averiguar quando este poderá chegar.  

  • As cadelas de tamanho pequeno experienciam o seu primeiro cio entre os seus primeiros seis e doze meses de vida. 
  • No caso das raças médias ou grandes, o cio vem um bocado mais tarde. Assim, o cio irá ter início entre os sete e treze primeiros meses de vida. 
  • Se a raça da sua cadela é extra grande, então o cio poderá vir apenas aos dois anos, pelo que o mais provável é que inicie a partir do mês 16.  

Quanto tempo dura o cio nos cães?

A duração do cio numa cadela dependerá de diversos fatores, entre os quais são a sua idade, tamanho e estado de saúde. Normalmente, tem uma duração de duas ou três semanas. Sem dúvida que existem casos em que podem durar muito menos, ou pelo contrário muito mais. 

Sintomas principais do cio em cadelas 

Para conhecer os sintomas principais que a sua cadela poderá ter durante o cio, há que ter em conta quais são as suas fases: 

  • Pró-estro: trata-se de uma das etapas mais difíceis de detetar, sobretudo naquelas cadelas que quase não sangram. Dura entre três e dezassete dias, e o animal não estará num ciclo fértil. Para averiguar se se encontra neste momento de cio poderá analisar a sua vulva.

    Se se encontrar com ela inflamada e além do mais segregar um líquido sanguinolento, independentemente de este ser mais ou menos diluído, irá significar que está na fase de pró-estro ou menstruação nas cadelas. Assim, os comportamentos mais destacados serão: a cadelinha irá lamber constantemente os genitais e estará mais ansiosa para sair para passear. Igualmente, há situações em que irão ter comportamentos sexuais como montar nas pernas entre outros.
  • Estro: esta fase desenvolve-se num segundo momento, depois do pró-estro.  É neste momento do cio que o animal está preparado para o ato sexual. A duração desta etapa assemelha-se à anterior, quer dizer, vai desde os três dias até os 17. Nesses dias, é normal que o caráter do cão se modifique. 

    Por exemplo, mostrar-se-á com muita vontade de sair, mas também muito carinhosa. Assim, quando sair para dar um passeio irá urinar mais vezes para chamar a atenção dos machos. É uma forma de deixar um rastro de feromonas. Os dias mais férteis do animal encontram-se nesta fase do cio nas cadelas.
  • Diestro: O diestro pode durar de dois a três meses. Tudo dependerá de se a cadela está ou não grávida. No primeiro caso, terá lugar a gestação, o parto e posteriormente a lactação. Durante estas semanas, a cadela não quer ter relações. Além do mais, come muita mais quantidade e o seu caráter mostra-se muito mais estável.  Agora, se não está grávida e estimula muito os genitais, é possível que tenha uma gravidez psicológica. Isto acontece devido à alta produção hormonal.  
  • Anestro: se a cadela está grávida,  o anestro começa com o parto. Neste caso, começaria um período de inatividade sexual. No caso de o animal não ter sido fecundado, então não existirão sinais evidentes da passagem de uma fase para a outra.  Pode durar 130 dias. Quando finaliza esta etapa, voltará a sangrar, quer dizer iniciar o ciclo de pró-estro. 

Como se sente uma cadelano cio? Qual é o seu comportamento? 

As cadelas no cio podem ter um comportamento mais carinhoso, mostrando mais vontade de sair para a rua. 

Conselhos práticos

Se a sua cadela está no cio os conselhos que deve saber a respeito desta etapa são os seguintes: 

  • Em primeiro lugar, deve adaptar o seu comportamento ao do animal, mostrando-se mais próximo e atento. 
  • É necessário que adapte o seu espaço para que não manche os seus móveis favoritos.   
  • Comprar ao animal cuequinhas é uma opção para que não tenha que limpar tudo constantemente. 
  • Se não deseja que a sua cadela fique grávida, tem que ter cuidado para que outros cães não se aproximem quando passar.
FRALDAS DE PANO LAVÁVEIS PARA CÃES SIMPLE SOLUTION

FRALDAS DE PANO LAVÁVEIS PARA CÃES SIMPLE SOLUTION