Cão rafeiro: o que são e porque necessita de um na sua vida?

Se está a pensar ter um cão, é fundamental que se prepare para lhe dar o melhor lar possível. Um cão rafeiro pode ser uma excelente opção, já que apesar de carecerem de pedigree, são encantadores. Mas ainda que este tipo de cão pode viver mais tempo, as pessoas caem no erro de pensar que necessitam de menos cuidados do que um cão de raça. Por isso, dar-lhe-emos toda a informação que necessita saber acerca dos cães rafeiros. 

O que é um cão rafeiro?

Os cães rafeiros caracterizam-se por não pertencerem a nenhum tipo de raça, já que têm origem numa mistura de diferentes raças. Habitualmente, estes cruzamentos aparecem de forma espontânea sem a intervenção dos seres humanos, quer seja nas ruas ou noutros refúgios. 

Podemos dizer de forma direta que todos os cães são rafeiros, já que as próprias características que os distinguem em cada raça são o resultado de uma mistura premeditada pelo ser humano, de modo a potenciar características concretas de uma raça. Desta forma, as principais diferenças dos cães de raça e dos cães rafeiros são que o ser humano interferiu no processo do cruzamento ou não. 

Como saber se um cão é rafeiro?

Identificar a origem do cão rafeiro pode ser um pouco complicado, já que este pode ter genes de duas ou mais raças. Pode-se sempre realizar um exame genético. O mais prático é analisar o seu físico e desta forma investigar a origem do seu aspeto. Sem sombra de dúvida que existe um conjunto de características a ter em conta no momento de perceber as raízes de origem de um cão. 

Analisar as características físicas é uma das formas mais fáceis de saber de que raça o cão é proveniente. Entre as principais características físicas a termos em conta são: 

  • Pelagem: as raças dos cães dividem-se internacionalmente nas seguintes pelagens:  comprido, quando mede mais de 6 centímetros; curto, com uma pelagem menor do que 4 centímetros. Da mesma maneira podemos classificar a sua textura como liso ou encaracolado. De acordo com cada uma destas características, podemos relacionar com uma raça específica.
  • Focinho, orelhas e cabeça: são três características fundamentais que ajudam a identificar a raça. O focinho pode ser comprido, fino, achatado e quadrado.
  • O peso: o tamanho diz muito acerca da origem do cão rafeiro. Internacionalmente classificam-se em: toy, quando pensam entre 1 e 3 kg; pequeno, até 5 kg; médio, até 22 kg; grande, até 40 kg e gigante, até 45 kg. Assim, se pesar o seu cão, terá um dado importante acerca da sua origem. 

Porque adotar um cão rafeiro? 

Não é segredo que os cães de raça são os mais solicitados. Sem dúvida, que os cães rafeiros são animais únicos que vale a pena ter. Estes cãezinhos estão dispostos a fazer companhia a qualquer pessoa que necessite. Existem cães rafeiros muito lindos e simpáticos que não têm nada que se comparar de modo negativo a um cão de raça. 

Devido à mistura que possuem este tipo de cães, têm peculiaridades que os tornam únicos e irrepetíveis. Por outro lado, têm a vantagem de não herdarem as doenças relacionadas com as raças puras, nem sofrerem degradação por consanguinidade. Por outro lado, a maioria dos cães rafeiros mostram muita amabilidade, já que possuem uma grande capacidade para dar afeto.

Outras das características importantes de um cão rafeiro é que aprendem muito rápido; por isso, são fáceis de treinar e são conhecidos por serem mais “inteligentes”. Os casos conhecidos de famílias que adotaram cães rafeiros indicam que estas estão muito satisfeitas com a sua escolha.  Assim, se decidir escolher um cão rafeiro como companhia, não duvide que ficará agradecido e que este lhe irá proporcionar muito carinho. 

Quer saber porque adoramos os cães sem raça? Contamos-lhe tudo aqui!

Quanto tempo vive um cão rafeiro? 

É habitual ouvir dizer que os cães rafeiros têm uma vida mais prolongada que um cão de raça.  Uma das características destes cães é que são muito fortes e poucas são as vezes em que adoecem. Desta maneira, confirma-se que têm uma maior longevidade, chegando a viver entre 16 a 18 anos. 

É importante recordar que a esperança média de vida está intimamente relacionada com o estilo de vida. Se lhe der uma má alimentação e não lhes der os cuidados necessários, isto irá influenciar negativamente a sua esperança média de vida.  

Dia do cão sem raça: quando se celebra? 

O dia do cão sem raça celebra-se a 28 de maio. Cabe destacar que esta data especial tem como objetivo criar consciência sobre o bem-estar geral que se deve dar a estes animais, considerando que a maioria deles está abandonado.  Por isso, a promoção da adoção é uma das principais formas de os proteger.

DOGXTREME SALMÃO E ARROZ RAÇÃO SECA

DOGXTREME SALMÃO E ARROZ RAÇÃO SECA

TRUE ORIGINS PURE DOG ADULT SALMÃO

TRUE ORIGINS PURE DOG ADULT SALMÃO

Descubra mais artigos sobre cães no nosso guia completo de saúde, cuidados e alimentação.

Etiquetas: