Os animais mais inteligentes do mundo

A inteligência é a capacidade mental que faz com que os seres vivos sejam capazes de compreender, aprender, tomar decisões, raciocinar e formar uma ideia da realidade em que vivem e se desenvolvem.  

Alguns animais não nos surpreendem pela sua inteligência, já que a ciência se dedicou a investigá-los durante décadas, sendo que já temos a sua destreza mental muito interiorizada.  Contudo, existem outras espécies, que a maioria das pessoas consideram pouco astutas e que na realidade, excedem muito as nossas expectativas. Por isso, damos-lhe uma lista dos animais mais inteligentes do mundo. Assim, poderá surpreender-se e descobrir o que jamais imaginava. 

Quais são os animais mais inteligentes do mundo? 

A formiga

Este animal invertebrado é o inseto com maior massa cerebral. Tem uma grande capacidade de aprendizagem e um senso de ensino comum. Segundo um estudo da Universidade de Bristol, as formigas ensinam umas às outras o caminho que devem percorrer para encontrar comida. 

Segundo esta investigação, uma primeira formiga mostra a uma segunda o trajeto a seguir para encontrar a fonte de alimento. Desta maneira, a formiga professora realiza a jornada com os inexperientes, parando em certos locais para que a segunda possa recordar a rota. Quando a formiga aluna considera que já tem os detalhes necessários na paragem, empurra com as suas patas o abdómen da outra para prosseguir com a tarefa.

Além do mais, as formigas fazem as repartições das tarefas da colônia. Assim, cada uma tem a sua função e contribui com o seu trabalho para que a colônia possa sobreviver.

O cão

Os cães são um dos animais mais inteligentes do mundo. A sua inteligência mede-se tendo por base diversos parâmetros. O primeiro deles é a inteligência instintiva do cão de acordo com a sua raça.  Assim, se o cão é de caça, mede-se o seu nível de inteligência de acordo com o valor que tem no momento de vigiar a defender o seu grupo. A inteligência instintiva é igual entre todos os cães da mesma raça.  

Em segundo lugar, encontra-se a inteligência adaptativa. Esta faz alusão à capacidade do animal de aprender coisas novas através das próprias vivências e pelas experiências anteriores ao realizar tais ações. Por último, o terceiro tipo de inteligência define-se segundo a capacidade do cão para acatar ordens e ser obediente.  

Além de tudo isto, os cães são os únicos animais capazes de interpretar e conhecer o estado de ânimo e os pensamentos do ser humano, apenas ao ler o seu rosto.  

Papagaio-cinzento

O papagaio-cinzento é outro dos animais mais inteligentes do mundo, mais concretamente, é a ave com a inteligência mais desenvolvida. De facto, os cientistas compararam a astúcia deste animal a uma criança de 3 anos. Esta espécie é capaz de reconhecer e selecionar cores e figuras. Além do mais, demonstram capacidade no momento de conhecer os estados de humor da pessoa que têm a seu cargo.

Segundo um estudo realizado a papagaios-cinzentos, estes contam com uma inteligência superior à dos cães. Na investigação apresentavam à ave dois copos opacos, um vazio e outro cheio com uma noz.  Os investigadores moviam primeiro o copo cheio, depois ambos e por último o vazio.  Como resultado, o papagaio-cinzento escolhia sempre o cheio. De facto, se os cientistas reproduziam o som do copo através de uma fita, mas o copo não se movia, a ave também não.  

O rato

Ele também faz parte dos animais mais inteligentes do mundo. Os ratos têm um cérebro com muitas similaridades à dos seres humanos, sobretudo no que concerne ao córtex somatossensorial. Esta área do cérebro já está encarregue de processar toda a informação que provém da derme, dos músculos e das articulações. Assim, quando toca em algo quente, sabe que se está a queimar graças a esta parte do lóbulo temporal. 

Além do mais, os ratos têm uma grande capacidade de aprendizagem e podem aprender a realizar múltiplas coisas, como sentar-se ou responder ao nome. Por último, são animais extremamente sociáveis, podendo reconhecer os outros membros da família e estabelecerem relações de afeto.

O corvo

O conhecimento causa-efeito dos corvos é similar à de uma criança de 5 anos, o que o leva a ser um dos animais mais inteligentes do planeta. Diferentes investigações chegaram à conclusão de que esta espécie compreende num nível superior os deslocamentos por volume. Assim, num estudo em concreto, os cientistas descobriram que os corvos preferiam atirar pedras para um tubo de água em vez de areia, já que entendiam que ao fazê-lo, a água subiria e poderiam bebê-la.

Além do mais, existem alguns tipos de corvos capazes de fabricar as suas próprias ferramentas com folhas, galhos e outros elementos da natureza.

Por último, estes animais não se esquecem do aspeto dos seus inimigos e comunicam-no aos outros membros do grupo. Desta maneira, se o voltam a ver, podem reconhecê-lo e castigá-lo. 

O polvo

Os polvos dormem de uma maneira parecida à dos seres humanos e dos mamíferos. Estes fazem-no profundamente, alcançando uma fase muito parecida à nossa fase REM. Se acordarem antes do tempo e não descansarem horas suficientes, deverão compensar o tempo perdido no dia seguinte. Além do mais, a diferença relativa a outros animais, é que não se mantêm em estado de alerta durante o sono. 

Por outro lado, na Universidade de Nova Zelândia, estes animais aprenderam a desligar as luzes lançando jatos de água aos interruptores. 

O elefante

Os elefantes têm o cérebro maior do que qualquer animal terrestre, fazendo parte da lista de animais mais inteligentes do mundo. Estes mamíferos são seres muito sociáveis e com grandes laços de união entre os membros da manada. De facto, quando um deles morre, o resto não se separa dele até que os seus restos entrem decomposição. Além do mais, celebram um ritual e cheiram o animal falecido e lançam folhas e terra.

Por outro lado, os elefantes têm uma grande memória, sacrificam-se pelo bem-estar do resto e são capazes de se automedicarem quando estão doentes, consumindo diferentes tipos de plantas.

O porco

Os porcos têm um nível de inteligência maior do que um menino de 3 anos, pelo que têm um lugar mais do que merecido entre os animais mais inteligentes. Além do mais, são animais muito curiosos e amigáveis. Defecam longe do local em que comem e fazem a sua cama na hora de ir dormir.  

Por outro lado, criam laços familiares muito complexos e unicamente vistos nos primatas. Além do mais, têm sonhos e reconhecem o seu nome.  

O golfinho nariz de garrafa

O golfinho é o segundo animal mais esperto do mundo.  Têm consciência deles mesmos e por isso conseguem reconhecer-se no espelho. O seu cérebro é muito maior que o dos humanos, e têm uma linguagem muito completa e complexa baseada em diferentes sons. Além do mais, estabelecem laços sociais muito fortes entre eles, sobretudo na maternidade.

Os grandes símios

Não irá ficar surpreso por saber que os primatas são dos animais mais inteligentes do mundo. Os grandes símios são um grupo composto por: gorilas, orangotangos, bonobos e chimpanzés. Estes foram estudados imensas vezes ao demonstrar a sua parecença com os seres humanos, uma vez que são seres mais próximos geneticamente.  De facto, em cativeiro, podem chegar a comunicar com as pessoas através de gestos e sinais.  Além do mais, têm muito enraizado o conceito de cultura e transmitem-no de geração em geração.  

Este conteúdo surpreendeu-o? Conhece algum animal que deva estar dentro deste artigo? Conte-nos!

Etiquetas: