Peixes Tetra: Características e cuidados

As pessoas que têm um aquário na sua casa afirmam que os peixes são animais que transmitem uma paz e uma tranquilidade imensa. Muitos adoram ter peixes de diferentes espécies, mas há que ter em conta as diferenças entre uns e outros para que possam conviver e crescer juntos.

Os peixes Tetra são uma das famílias mais populares e comuns entre os amantes destes animais. Descubra mais sobre estes fantásticos peixes de seguida.  

O que são peixes tetra?

Os Tetra são peixes de água doce que pertencem às famílias “Alestiidae, Characidae e Lebiasinidae”, apesar de pertencerem principalmente à família “Characidae”. São muito comuns entre os amantes de aquários e dos principiantes porque os cuidados são muito básicos. Caracterizam-se por serem pequenos, viverem muito tempo e serem muito tranquilos. Além do mais, são económicos e pode encontrá-los em diversas cores. 

Estes peixes têm no máximo 5 cm, estão presentes em todo o mundo pelo que se adaptam bem a diferentes climas e regiões, mas a região amazónica é o seu lugar de origem, pelo que é originário do oeste da América do Sul e também do centro.

Muitas espécies de água doce chamam-se “Tetra” pelo seu tamanho reduzido, e estes peixes dentados se chamam assim devido à forma única e especial dos seus dentes.  Caracterizam-se por serem bons comedores, e como são tão pequenos necessitam de um cardume no aquário para que possam mover-se juntos. Além do mais, o cardume transmite uma harmonia única com as suas tonalidades diferentes. São famosos por serem peixes com grandes capacidades sociais, já que gostam de viver com companhia, por isso é muito importante que não se sintam sós porque podem mesmo ficar doentes ou morrer. Não obstante, gostam de marcar o território; mas não deve ficar preocupado, já que são muito pacíficos. São peixes muito limpos e são menos sensíveis que outras espécies às condições da água necessária.  

Que tipos de peixes tetra podemos encontrar?

Podemos encontrar até 22 tipos de peixes Tetra. Diferenciam-se pelas suas cores brilhantes e vivas, ou pelos seus olhos ou as suas barbatanas. No que diz respeito às diferenças entre géneros, os machos são mais finos que as fêmeas, e a zona do ventre da fêmea é mais grossa. Conheça todos os tipos a seguir.

  • O Tetra Nadadeiras Vermelhas ou enfermerinha chama a atenção pela cor vermelha das suas barbatanas, o resto do corpo é verde, às vezes pode chegar a ser branco ou transparente.  l
  • O Tetra Negro é um dos mais populares pela sua beleza.  
  • O Tetra-cobre, com umas circunferências amareladas e uma faixa preta, é ativo e muito pacífico.
  • O Tetra-nariz de bêbado tem a cabeça roxa e caracteriza-se por ser prateado, com brilhos de cor azeitona; a cauda é negra com riscas brancas.  
  • Os Tetra de coração sangrento não se encontram facilmente porque são muito valiosos, possuem muita beleza e são grandes.
  • O Tetra Negro ou Néon Negro tem um corpo prateado e as barbatanas são transparentes.  
  • Um dos mais exóticos é o Tetra Fantasma Negro; o corpo é prateado e as barbatanas são grandes.  
  • O Tetra Limão muda de cor com a idade, quando é jovem, a cor é apagada, mas com o tempo converte-se num amarelo forte; os olhos são de cor vermelha.
  • O Tetra Fantasma Vermelho caracteriza-se pela sua cor vermelha e as suas três manchas negras.  
  • Tetra do Congo azul é uma espécie pouco comum, já que pode alcançar os 15 cm e pode chegar a ser agressivo se não conviver num grupo de 8 exemplares; a cor é brilhante.  
  • O Tetra Diamante, é de cor violeta e no corpo tem pequenas estrelas e pontos verdes ao redor das barbatanas e do lombo.
  • O Tetra Olho de fogo tem uma coloração intensa e os seus olhos são vermelhos com muita intensidade.  
  • A cor rosada do Roberti Tetra é especial, já que é uma cor muito característica; além disso é um peixe muito calmo.
  • O Tetra Imperador é considerado como um dos mais bonitos. Conta com duas riscas que atravessam o corpo, uma é negra e brilhante e outra de cor azul.  
  • O Tetra Néon é o mais popular de todos; destaca-se pelas suas cores azuis e vermelhas.  
  • O Tetra Cardeal parece-se muito ao néon e tem pequenas diferenças no que diz respeito à cor.  
  • As manchas negras e a risca amarela na barbatana dorsal caracterizam o Tetra Pristela ou Raio X.
  • O mais característico do Tetra Pinguim é a risca de cor negra que atravessa o seu corpo todo.  
  • O Tetra Engraçadinho tem uma coloração vermelha e alaranjada intensa; ao redor da zona anal tem uma risca azul e na parte superior tem uns toques negros.  
  • O Tetra Prateado é de cor prata como o seu próprio nome indica, além do mais, tem uma franja de cor negra na cauda.
  • O Tetra Serpae caracteriza-se por ser um peixe largo e fino; as barbatanas dorsais são negras e a anal de cor vermelha.

Cuidados básicos dos peixes Tetra

Se cuidar corretamente destes peixes, eles poderão viver até 10 anos em cativeiro. Deixamos-lhe a continuação uma série de conselhos que pode seguir acerca da alimentação, da temperatura da água e da limpeza do aquário.

O que comem os peixes Tetra?

Os peixes Tetra são omnívoros, pelo que é necessário que tenham uma alimentação variada de alimentos processados, congelados e vivos.

O que esta espécie mais gosta são as lascas muito pequenas, já que aceitam muito bem os alimentos em forma de lascas. Também, as larvas de mosquitos ou as pulgas são uma delícia para os peixes Tetra, e os adultos desfrutam dos vermes congelados ou vivos, para eles são uma delícia. 

Dê-lhes de comer uma ou duas vezes por dia, as quantidades exatas para que possam consumi-las em menos de 2 minutos, já que se lhe der quantidades excessivas irá sujar o aquário porque a comida irá acumular-se no fundo.

loading

Como manter um aquário limpo e com uma boa temperatura?

A água deve estar em ótimas condições e não deve introduzir diretamente a água da torneira pelo que é recomendável que utilize um  acondicionador. É necessário que use um bom  filtro e que limpe o aquário ocasionalmente, mas sem produtos químicos. Não se esqueça de ter em conta que nem todas as decorações são aptas para peixes, algumas podem ser tóxicas para os nossos animais. Recomenda-se colocar plantas e vegetação para que se sintam seguros, e se incluir pedras ou cavernas irá ser o habitat perfeito para estes animais.

loading

A temperatura da água ideal é de 20º a 25º. Tenha cuidado em não aglomerar os peixes Tetra; são animais sociáveis, mas não é recomendável que o aquário tenha muitos peixes já que podem desenvolver algumas doenças. De acordo com as medidas da dimensão do aquário, pode incluir a quantidade de peixes que se adaptem a essa medida. Por outro lado, não introduza mais de três espécies diferentes. Por último, a luz deve ser ténue e não muito intensa.

Convivência do peixe Tetra com outras espécies

No início recomenda-se que os peixes Tetra vivam em cardumes de pelo menos 10 indivíduos da mesma espécie, já que irá ajudar a que se sintam mais seguros e não tenham tanto stress.

É importante que segundo as espécies que for adquirindo verifique as combinações mais adequadas e seguras para os seus animais de estimação.  

Nas lojas e na página web de Kiwoko poderá encontrar tudo o que precisa para cuidar dos seus peixes e fazer uma boa manutenção do aquário.
Etiquetas: