Vou de férias, onde é que deixo o meu gato?

Finalmente, vai de férias! Mas, para além da felicidade que este momento traz, às vezes surge um certo sentimento de culpa quando se trata de deixar o seu gato sozinho. Isto também já lhe aconteceu?

Todos sabemos que os gatos são animais independentes por natureza, mas isso não significa que não sintam a sua falta quando está ausente durante algum tempo.

No artigo de hoje, queremos dar-lhe algumas conselhos básicos para que saiba o que fazer com o seu gato durante este período e possa ir com tranquilidade para desfrutar de uns dias fora.

O que é que faço com o meu gato nas férias?

Obviamente, a primeira coisa a considerar é o período de tempo que vai estar fora. Quantos dias vai estar fora? Estar fora uma semana não é o mesmo que estar fora um mês inteiro. Ter consciência disso ajudá-lo-á a decidir qual é a melhor opção para o seu gato durante as suas férias.

Os gatos são animais que tendem a estabelecer as suas próprias rotinas e têm dificuldade em adaptar-se às mudanças. Por conseguinte, é importante manter o seu gato o mais confortável possível, qualquer que seja a opção escolhida.

Preparativos para deixar o seu gato sozinho nas férias

Este é sempre o melhor caminho a seguir. Como já dissemos, os gatos não gostam de mudanças, pelo que uma mudança para outro ambiente pode ser muito enervante. Por isso, se for viajar por um curto período de tempo, é sempre melhor deixar o seu gato em casa, para que não o tire do seu espaço habitual, evitando que ele tenha de passar por um período difícil de adaptação a um novo ambiente.

Se vai deixar o seu gato sozinho em casa, deve ter em conta o seguinte:

Encontre um amigo de confiança

Mesmo os gatos mais independentes precisam de algum contacto diário. É importante que tenha alguém que visite o seu gato todos os dias. Esta visita diária manterá a vida do seu gato a funcionar normalmente, assegurando o fornecimento de comida, água e limpeza - e alguns mimos!

Também pode utilizar dispensadores automáticos como estes:

loading

Deixe-lhe comida

Certifique-se de que o seu animal de estimação tem comida suficiente para as férias. E a sua pessoa de confiança não tem de ir às compras. Da mesma forma, reduzir ao máximo as alterações de rotina na dieta do seu animal de estimação ajudá-lo-á a manter-se saudável e feliz.

loading

Mantenha o seu gato ocupado

Não se esqueça de manter os brinquedos dele ao seu alcance. Os postes e os arranhadores são ideais para evitar que ele arranhe os móveis por tédio, e os brinquedos borrifados com erva gateira são uma excelente ideia para o manter interessado e entretido. De qualquer modo, peça à pessoa que o vai visitar que passe alguns minutos a brincar com ele também.

loading

E, claro, pode investir em jogos automáticos ou interativos:

loading

Cuide da sua higiene

É muito importante assegurar que a caixa de areia permaneça fresca e limpa para que ele se sinta o mais confortável possível. A pessoa que se encarrega da sua visita diária deve também ser responsável por a limpar todos os dias e por repor a areia quando necessário.

Se vai passar apenas um fim-de-semana fora e não pediu a ninguém para tomar conta do seu gato, pode preparar duas caixas de areia para que ele tenha espaço suficiente para fazer as suas necessidades.

Mais uma vez, os produtos automáticos podem ser um bom investimento:

loading

Proteja a sua casa

Se vai deixar o seu companheiro felino sozinho em casa, é importante que dedique alguns minutos a verificar se todas as entradas e saídas possíveis estão devidamente fechadas para que ele não possa fugir.

loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt